PIB das 20 maiores economias do mundo encolhe 0,4% no 2º trimestre, aponta OCDE

PIB das 20 maiores economias do mundo encolhe 0,4% no 2º trimestre, aponta OCDE

Desaceleração na comparação com os primeiros três meses do ano reflete queda de 2,6% da economia chinesa, a 2ª maior do mundo

AE e R7

O dólar à vista caiu 1,21%, a R$ 5,08 na venda

publicidade

O PIB (Produto Interno Bruto) do G20, como é conhecido o grupo das 20 maiores economias do mundo, sofreu contração de 0,4% no segundo trimestre de 2022 ante os três meses anteriores, segundo relatório publicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta terça-feira.

O desempenho contrasta com o do primeiro trimestre, quando o PIB do G20 cresceu 0,5% em relação ao quarto trimestre de 2021. A desaceleração reflete principalmente o resultado da China, cuja economia encolheu 2,6% no segundo trimestre, depois de avançar 1,4% no trimestre anterior, de acordo com a OCDE. Entre abril e junho, houve quedas do PIB também na Índia (de 1,4%), na África do Sul (de 0,7%) e nos EUA e no Reino Unido (de 0,1%, em ambos os países).

Apesar da contração geral no G20, vários países do grupo cresceram mais no segundo trimestre do que no primeiro, ressaltou a OCDE. Foi o caso de Austrália, Brasil, Itália, Japão, Coreia do Sul e Turquia.

Já em dois países do G20, México e África do Sul, o PIB seguia abaixo dos níveis pré-pandemia de Covid-19 no fim do segundo trimestre, segundo o documento revelado pela OCDE.


Empresa familiar do RS ganha título de vinícola do ano

Vita Eterna de Pinto Bandeira usa processo artesanal para produzir

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895