PIB: entenda o que é recessão técnica e o que ela representa

PIB: entenda o que é recessão técnica e o que ela representa

Dois trimestres consecutivos de dados negativos revelam que o país tem problemas estruturais que precisam ser corrigidos

R7

publicidade

A recessão técnica, atingida nesta quinta-feira (2) pelo Brasil, é uma constatação simples de que por dois trimestres consecutivos a produção de todas as riquezas do país foi negativa na comparação com os três meses anteriores. Foi o que ocorreu agora com o Brasil. No segundo trimestre de 2021 houve recuo de 0,4% e, no terceiro, - 0,1% .

A recessão técnica é uma prova de que a economia como um todo tem dificuldade de gerar riquezas. Indústrias estão produzindo e vendendo menos, trabalhadores perdem seus empregos e faltam investimentos essenciais para girar a roda da maior parte das atividades.

O conceito de recessão econômica é mais amplo. Leva em conta não só o recuo do PIB, mas uma série de indicadores que comprovem que a economia de um país está em queda livre.

Nações em recessão correm o risco ainda de afugentar investidores com o corte das notas de risco das agências de classificação e de entrar em um espiral de más notícias, com aumento de inflação e do número de desempregados.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895