Porto Alegre é única capital com alta na energia elétrica em fevereiro, aponta IBGE

Porto Alegre é única capital com alta na energia elétrica em fevereiro, aponta IBGE

Em dezembro, reajuste de 29,60% da tarifa da CEEE afetou um terço dos gaúchos

Correio do Povo

IPCA-15 aponta inflação de 1,33% na conta de luz em Porto Alegre

publicidade

Porto Alegre é a única capital brasileira que registrou aumento na tarifa de energia elétrica em fevereiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prévia da inflação da capital gaúcha ficou em 1,33% em fevereiro - influenciada pelo acrescimento de 29,60% na tarifa de luz - enquanto isso, Goiânia (GO) teve redução no serviço em 5,84%.

O aumento da tarifa em Porto Alegre influenciou a prévia da inflação para o serviço de habitação – com redução de 0,51%, o setor registrou o maior impacto negativo em fevereiro, de acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).

Após uma série de polêmicas, o Tribunal de Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve o reajuste de quase 30% na tarifa de energia elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que entrou em vigor em dezembro de 2017.

A CEEE é responsável pela concessão de energia de 72 municípios da região Metropolitana, Sul, Litoral e Campanha gaúcha. O aumento de energia impacta na vida de cerca de 1,6 milhão de economias, o que equivale a 4,8 milhões de pessoas ou um terço da população gaúcha.

O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Contudo, devido ao alto valor a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS) entrou com recurso para para suspender o aumento da tarifa. A ação foi negada pelo TRF4, que, na época, alegou que o Judiciário não tem legitimidade para substituir a Aneel em decisões técnicas, que envolvem múltiplos e complexos fatores.

Capitais pesquisadas

Salvador: -1,90
Rio de Janeiro: -2,45
São Paulo: -2,91
Belém: -3,23
Belo Horizonte: -3,96
Porto Alegre: 1,33
Curitiba: -5,14
Recife: -3,91
Fortaleza: -3,83
Goiânia: -5,84
Brasília: -2,91

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895