Porto Alegre acumula maior prévia da inflação no ano, aponta IBGE

Porto Alegre acumula maior prévia da inflação no ano, aponta IBGE

Em agosto, alta no índice na Capital é explicada pela subida na energia elétrica e na taxa de água e esgoto

Correio do Povo

publicidade

A pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerada a prévia da inflação, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, indica que Porto Alegre acumula a maior variação no ano entre as capitais brasileiras, atingindo elevação de 3,85%. A taxa é superior à registrada a nível nacional no período (3,38%). 

No recorte de tempo dos últimos 12 meses, a Capital apresenta a segunda maior variação do IPCA-15 (4,73%), atrás apenas de Belém, que anota taxa de 5,15%. No âmbito nacional, o indicador tem alta de 4,24% no período. 

Especificamente em agosto deste ano, a cidade novamente tem índice em destaque na prévia da inflação: tem a terceira maior elevação (0,49%), abaixo somente de Salvador (0,50%) e Fortaleza (0,73%). No Brasil, a variação ficou em 0,28%. 

Em agosto, diferentes fatores explicam Porto Alegre como a terceira maior variação no mês, conforme o IBGE. Alguns deles são a alta de 5,44% da energia elétrica residencial e a subida de 0,93% na taxa de água e esgoto. 

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de julho a 14 de agosto (referência) e comparados com aqueles vigentes de 15 de junho a 13 de julho (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica. 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895