A cidade de Porto Alegre deve receber até o primeiro semestre de 2016 um investimento de R$ 150 milhões na região do 4º Distrito, onde ficam os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. Trata-se de uma unidade da AirBus que fabrica equipamentos destinados à área de Segurança Pública. O anúncio foi feito no final da manhã desta sexta-feira pelo prefeito José Fortunati, após reunião com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. No dia 26 deste mês, uma comitiva, com as presenças do governador e do prefeito, vai a Paris para um encontro na sede da empresa.
“A AirBus está buscando um novo modelo, que é voltado muito mais para a inteligência da segurança, rádiotracking, centros de controle, todo um sistema que já existe nos países onde ela opera, especialmente França, Alemanha e Itália”, explicou Fortunati, que estava acompanhado do vice-prefeito Sebastião Melo e do secretário da Fazenda, Jorge Toneto.
As negociações tiveram início em dezembro do ano passado e, hoje, uma equipe da AirBus apresentou o projeto integrantes do governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre, no Piratini. Ainda não existem detalhes sobre o número de empregos diretos e indiretos a serem gerados. Segundo o prefeito, o contrato deve ser assinado ainda em 2015 e o início da operação pode acontecer ao longo de 2016.
A escolha de Porto Alegre deveu-se à infraestrutura na área de processamento de dados, à presença da TecnoPuc e à proximidade com a TecnoSinos. A Capital também é a única que tem infovias distribuídas em todas as regiões da cidade, tem ainda o Centro Integrado de Comando (CEIC) da Prefeitura e o Centro de Operações da Brigada Militar.
Segundo a empresa, pesou decisão a qualificação da mão de obra existente e o espaço urbano disponível e de boa localização para a finalidade do negócio. Equipes da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) já estudam as melhores alternativas de localização para o empreendimento, na zona Norte da cidade, que serão apresentadas à equipe da AirBus.
Porto Alegre deve receber investimento de R$ 150 milhões da AirBus
Contrato deve ser assinado ainda em 2015 e início da operação pode ocorrer ao longo de 2016