Porto Alegre entra na rota da inovação mundial

Porto Alegre entra na rota da inovação mundial

Iasp Latin America será realizado na capital do RS. Evento na Europa segue até sexta-feira

Guilherme Baumhardt, enviado especial

Luxemburgo recebe representantes de várias partes do mundo para participar da programação

publicidade

O ingresso de Porto Alegre e do Quarto Distrito na Iasp, Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, é mais um passo na transformação pela qual a cidade passa. Um seleto grupo de novos membros recebeu as boas-vindas em Luxemburgo. Além dos gaúchos, iniciativas de países como Alemanha, Bélgica, China, Estados Unidos e Reino Unido foram anunciados como mais recentes integrantes da associação, que já reúne mais empresas e parques de 80 países. E alguns deles, inclusive, poderão estar em Porto Alegre no ano que vem.

Isso porque uma das divisões do evento que hoje recebe a comitiva porto-alegrense será realizada em 2023 em Porto Alegre. O Iasp Latin America ocorrerá em março. O planejamento permitiu que a cidade abrigasse dois grandes encontros da área de inovação e tecnologia em sequência. No mesmo mês Porto Alegre sediará a terceira edição do South Summit. 

“O intercâmbio de conhecimento é o caminho para aprender uns com os outros. Como já temos vários sócios, como o Instituto Caldeira, Tecnopuc e outros tantos que já estão contribuindo com a inovação pela qual passa a cidade, será muito bom trocar ideias sobre a indústria e o mundo”, afirma Ebba Lund, CEO da Iasp, que destacou ainda as edições do South Summit realizadas na cidade como parte da transformação.

O trabalho que rende frutos não começou hoje. O poder público teve papel importante. Não abrindo empresas estatais, mas removendo obstáculos. O Programa Creative, que completou dois anos, garantiu redução de 5% para 2% do ISS para qualquer empresa inovadora de base tecnológica. Companhias da Bahia, Rio de Janeiro e do interior do RS foram algumas das que escolheram Porto Alegre. O Inova Mais estabeleceu redução do ITBI e do IPTU para imóveis localizados no Quarto Distrito e que sejam utilizados por empresas inovadoras.

Na próxima semana, o Instituto Caldeira, que simboliza muito do processo de inovação da cidade, realiza nova edição da Semana Caldeira. Serão mais de 40 atividades, incluindo uma Master Class com o escritor e navegador Amyr Klink. Além dele estarão presentes nomes como o do empresário Jorge Gerdau e a professora Kathy Boudett, da Universidade de Harvard, que apresentará resultados do uso de dados no processo pedagógico. Mais de 5 mil pessoas devem participar.

Transporte 

Ônibus, trens de superfície e trens interurbanos, exceto primeira classe, não têm cobrança de tarifa em Luxemburgo. Como Milton Friedman já nos ensinou que não existe almoço grátis, o custo do transporte é 100% subsidiado. O sistema funciona bem e há boa integração entre os modais. O efeito imediato é que são vistos poucos táxis e carros de aplicativos na rua. E se não há cobrança para usar o transporte, é preciso pagar para utilizar banheiros públicos. É o caso do sanitário da estação de trem. Para liberar a catraca que dá acesso ao local é preciso pagar 70 centavos de euro.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895