Porto Alegre tem menor inflação entre locais pesquisados no Brasil em novembro, mostra IBGE

Porto Alegre tem menor inflação entre locais pesquisados no Brasil em novembro, mostra IBGE

Índice ficou em 0,03% na Capital

Correio do Povo
Porto Alegre tem menor inflação em novembro

Porto Alegre tem menor inflação em novembro

publicidade

Porto Alegre apresentou a menor inflação entre os locais pesquisados pelo IBGE em novembro, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto hoje. Com índice de 0,03% na Capital, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como é conhecido formalmente, também foi menor do que a média nacional para o mês (0,39%).

Em novembro, Porto Alegre também teve inflação menor do que a registrada localmente em outubro (0,16%). No acumulado do ano, a cidade possui alta de 3,05% no IPCA. Já nos últimos 12 meses, a subida nos preços é de 3,49%, também inferior à média nacional no mesmo período (4,87%).

Conforme o IBGE, o resultado de Porto Alegre em novembro se explica principalmente por conta da queda nos preços da energia elétrica residencial (-7,67%). No que diz respeito aos outros índices regionais, as maiores inflações no mês foram em Rio Branco (0,92%), Campo Grande (0,63%) e Belo Horizonte (0,57%).

Mais sobre o índice nacional

O resultado de 0,39% no índice nacional foi influenciado pelas altas no grupo Alimentação e bebidas (1,55%), após aumento nos preços das carnes (8,02%), no grupo Transportes (0,89%), impulsionado pelo aumento da passagem aérea (22,65%), e no grupo Despesas pessoais (1,43%), influenciado pelo aumento do cigarro (14,91%).

O grupo de Transportes registrou alta de 0,89%, influenciada pelo subitem passagem aérea, que subiu 22,65% e contribuiu com 0,13 p.p., maior impacto individual no índice do mês. Já os combustíveis caíram -0,15%, influenciados pelas quedas nos preços do etanol (-0,19%) e da gasolina (-0,16%). Por sua vez, gás veicular (0,09%) e óleo diesel (0,03%) registraram variações positivas.

Ainda em Transportes, o subitem ônibus urbano subiu 3,64%, após gratuidades concedidas nas passagens nos dias de eleições municipais em diversas áreas de abrangência da pesquisa no mês de outubro. Em São Paulo, foram registradas reduções de -0,43% no trem e no metrô, decorrentes da apropriação da gratuidade concedida a toda população nos dias de realização das provas do Enem.

Veja Também


Após danos com cheia, empreendedores procuram inovar

Fábrica de alfajores Odara foi uma das que precisou se reinventar

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895