Dados divulgados hoje pelo IBGE mostram que Porto Alegre tem a segunda menor inflação em maio (0,12%). O índice na capital também está abaixo do observado a nível nacional no mês (0,26%).
A capital gaúcha só não teve inflação menor do que a de Rio Branco (0,00%). No caminho contrário, Brasília (0,82%), Belém (0,66%) e Fortaleza (0,57%) anotaram os maiores índices.
Localmente, Porto Alegre teve em maio um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como é conhecido formalmente, menor do que o de abril (0,95%).
Acumulado do ano
No acumulado do ano, Porto Alegre apresenta inflação de 3,12%, maior do que a média nacional de 2,75% no período.
Acumulado dos últimos 12 meses
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA tem elevação de 4,66% na cidade, desta vez menor do que a média nacional no recorte (5,32%).
- Inflação fica em 0,26% em maio, mostra IBGE
- Preço da cesta básica cai em 15 de 17 capitais pesquisadas
Resultado nacional é puxado principalmente pela energia elétrica
A inflação nacional de 0,26% em maio é influenciada principalmente pelo avanço no grupo Habitação (1,19% e 0,18 p.p. de impacto), após aumento nos preços da energia elétrica residencial, que passou de -0,08% em abril para 3,62% em maio, devido à mudança na bandeira tarifária.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, Habitação apresentou a maior variação (1,19%) e maior impacto (0,18 p.p.) no índice de maio, com os demais grupos de produtos e serviços pesquisados apresentando variação entre o 0,54% de Saúde e cuidados pessoais e o 0,05% de Educação. Os grupos Transportes e Artigos de residência registraram variação negativa de 0,37% e 0,27%, respectivamente.