Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, na Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), ficou estabelecido que a partir da próxima segunda, o porto rio-grandino passará dos 40 para 42 pés. O aumento do calado, que será o maior dos portos do Conesul, foi estabelecido após discussões realizadas entre a Suprg, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e Praticagem da Barra do Rio Grande. A ordem de serviço foi assinada no final da tarde pelo superintendente do porto rio-grandino, Jayme Ramis.
De acordo com ele, esse aumento do calado é parcial, pois a intenção é de atingir 47 pés com o término da dragagem de aprofundamento previsto para junho deste ano. “Os terminais, principalmente os graneleiros, haviam solicitado um aumento parcial do calado para que o escoamento da safra de grão deste ano fosse beneficiado. Então lançamos essa proposta de ampliação gradual do calado, o que foi bem recebido pela Capitania dos Portos e Praticagem da Barra”, afirmou o superintendente.
Para o diretor dos terminais graneleiros Termasa e Tergrasa, Guilhermo Dawson, o aumento do calado do porto rio-grandino é o fato mais relevante dos últimos 20 anos para a economia gaúcha. “Com o novo calado teremos uma redução de custos significativo para o envio de cargas para outros países, principalmente no que se refere a soja em grão, que é o produto mais movimentado do nosso porto. Para ter uma ideia, o frete de soja para a China custa R$ 62 a tonelada atualmente. Com o aumento de dois pés ele cairá para R$ 58,90. Um navio que leva 57 mil toneladas de soja passará a transportar 60 mil toneladas, o que garante a redução de 5% no valor do frete”, salientou Dawson. Além disso, ele lembrou que os navios oriundos do Uruguai e Argentina que completam suas cargas em Rio Grande poderão ampliar o volume de granéis embarcados em solo gaúcho e que este tipo de serviço também terá incremento no número de embarcações que escalam o porto.
Com a profundidade do canal de 42 pés, os terminais do Superporto precisarão adequar suas profundidades a essa nova realidade. Dois dos oito terminais já apresentam a profundidade de 42 pés, como é o caso da Tergrasa e Termasa. Já o Porto Novo do Rio Grande (parte pública), continuará operando com 31 pés de calado. A previsão é de que no próximo ano inicie a dragagem de aprofundamento desta área para 40 pés, conforme cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento II (PACII).
Porto do Rio Grande terá maior calado do Conesul
Local terá 42 pés frente aos 40 atuais trará benefícios a terminais