Porto registra alta de 6% na movimentação

Porto registra alta de 6% na movimentação

Soja em grão, fosfato e ureia puxaram o índice positivo

Correio do Povo

publicidade

O Porto de Rio Grande registrou aumento de 6,04% no volume de mercadorias manipuladas nos primeiros cinco meses deste ano frente a igual período do ano passado, totalizando 15.833.814 toneladas. Segundo o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, este incremento foi decorrente do crescimento, principalmente, da movimentação de soja em grão, fosfato e ureia. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, na lista de mercadorias com variação positiva das movimentações a primeira é a soja em grão, com aumento de 88,64%, seguida pela ureia (32,91%), pelo fosfato (31,56%), pelo farelo de soja (19,05%) e pelo cloreto de potássio (11,44%).

Houve crescimento também da movimentação de contêineres, alta de 10,21%. Durante o período de janeiro a maio o porto recebeu 1.280 embarcações, incluindo navios comerciais e barcaças, que atracaram tanto no cais público quanto nos terminais privados do distrito industrial. Klinger explica que “existe tendência de um pequeno crescimento de 3,35% no segundo semestre de 2023 em relação ao segundo semestre de 2022, sendo esse valor variável". As perspectivas para as movimentações no segundo semestre são de manutenção dos volumes já movimentados no primeiro semestre de 2023.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895