Prêmio Exportação reconhece empresas gaúchas do setor

Prêmio Exportação reconhece empresas gaúchas do setor

Edição 47 reconheceu narrativas de sucesso na competição global

Correio do Povo

Almoço prestigiou convidados e homenageados na Capital

publicidade

O Conselho do Prêmio Exportação RS promoveu nesta quinta-feira o Almoço da Exportação 2019. O evento registra o lançamento oficial da 47ª edição do Prêmio Exportação RS, distinção que reconhece anualmente o desempenho das empresas gaúchas no cenário exportador. O encontro, direcionado a conselheiros do Prêmio, lideranças do setor público e privado e imprensa, abordou novidades para a edição deste ano e questões pertinentes ao cenário de exportação no país. O subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Herlon Brandão, realizou uma palestra na qual falou sobre a perspectiva e algumas ações do Governo Federal no âmbito das relações internacionais.

Criado há 47 anos, o Prêmio Exportação RS reconhece a narrativa de sucesso de empresas levando em consideração dados de exportação de órgãos governamentais e a expertise das 17 entidades representadas no Conselho do Prêmio Exportação RS. “Com mais de 400 casos reconhecidos ao longos dos anos, esta é uma das maiores e mais respeitadas premiações do setor no país. Ela premia a superação e persistência com que as empresas enfrentam as grandes dificuldades impostas, como infraestrutura precária e a alta carga tributária. O Prêmio quer buscar, Rio Grande do Sul adentro, organizações que aceitam o desafio de competição global e que, por meio de estratégias vencedoras, são destaques em seus respectivos segmentos” destacou Fabrício Forest, Presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS.

Segundo o CEO do Prêmio e vice-presidente de Comércio Internacional da ADVB/RS, Edmilson Milan, a atividade exportadora é considerada uma válvula propulsora para o desenvolvimento econômico e social de um país. “Entretanto, o Brasil ainda tem uma participação modesta no comércio internacional. É por isso que, ao longo de sua trajetória, o Prêmio Exportação RS tem contribuído para a formação da cultura exportadora gaúcha, inspirando empresas no desenvolvimento dessa atividade exportadora", disse.

Herlon Brandão, subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio do MDIC, palestrou para os convidados e destacou a nova configuração do Ministério da Economia. “A junção de ministérios afasta a possibilidade de pensamentos e políticas divergentes travarem o desenvolvimento das ações, há uma maior coesão da equipe. A área de Inteligência e Estatística é nova e tem o importante papel de servir de apoio às tomadas de decisões, baseado em fatos concretos, não impressões ou suposições”, explicou Brandão.

O subsecretário falou ainda sobre ações que estão sendo desenvolvidas pelo novo governo. “O Brasil vem caindo no ranking de participação na exportação mundial e isso também passa por acordos comerciais não concluídos. Nossa expectativa é focar apenas em negociações que já estão abertas, algumas há muitos anos, para criarmos novas oportunidades”, explicou. Outra referência feita pelo palestrante foi a alta carga tarifária aplicada no Brasil que, segundo ele, está no radar do governo. “O Brasil é um dos países com a economia mais fechada do mundo, não podemos manter barreiras que dificultam o desenvolvimento das empresas. O Governo não exporta, quem exporta são as empresas e, para que isso ocorra, precisamos criar condições favoráveis e que gerem competitividade”, finalizou.

Em 2019, a cerimônia de entrega da 47ª edição da premiação será dia 6 de junho, em Porto Alegre/RS. Antes disso, o Conselho ainda promove, em maio, o Café de divulgação dos vencedores, para apresentar à imprensa e demais públicos envolvidos quais serão as empresas reconhecidas na cerimônia de premiação. Considerado o maior evento do segmento do país, o Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Em 2018, foram reconhecidas 55 empresas, que se destacaram por seus resultados de exportações em diferentes segmentos de mercado.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças das 17 instituições que possuem alguma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São as seguintes organizações: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Federasul, Fecomércio-RS, FIERGS, Movimento Brasil Competitivo, Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, PwC Brasil, PGQP, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS e UFRGS.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895