Prazo para a entrega da declaração do IR começa hoje

Prazo para a entrega da declaração do IR começa hoje

Informações devem ser encaminhadas até o dia 30 de abril

Correio do Povo

Começa hoje a declaração do Imposto de Renda

publicidade

Começa às 8h desta quinta-feira a largada para o período de entrega das declarações de Imposto de Renda. Os contribuintes já podem enviar o formulário, preenchido por meio do computador ou smartphones/tablets, para a Receita Federal. O período para prestar contas ao Fisco vai até as 23h59min do dia 30 de abril. Está obrigado a declarar, entre outros exigências, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018 – o mesmo valor do ano-base de 2017. Este ano a Receita espera receber 30,5 milhões de formulários até o fim do prazo. 

A declaração de 2019 é diferente quando comparada com o formulário do ano passado: o contribuinte precisa informar o CPF de todos os seus dependentes, independente da idade deles. No ano passado, a Receita Federal recebeu 29,2 milhões de declarações. Com isso, o Fisco espera que cerca de 1,23 milhão contribuintes a mais prestem contas ao Leão neste ano.

Segundo analistas, o fato de o governo não corrigir a tabela do Imposto de Renda desde 2015 contribui para que aumente o número de contribuintes obrigados a apresentar a declaração. A defasagem da tabela do IR, segundo o Sindifisco Nacional, está em 88,40%.

A recomendação dos especialistas é que o contribuinte separe todos os documentos necessários para a prestação de contas. Os papéis mais importantes que o contribuinte deve ter em mãos são os informes de rendimento tanto da empresa onde trabalha quanto das instituições financeiras nas quais são mantidos os seus investimentos. Além disso, é preciso ter os recibos médicos. Gastos com médicos são aceitos, porém, despesas com medicamentos não. Erros ou omissões de dados estão entre os principais problemas que levam o contribuinte para a malha fina, explica Leônidas Quaresma, auditor fiscal da Receita: “A Receita cruza os dados informados pelo contribuinte e pelas instituições pagadoras, como as empresas onde o contribuinte trabalha ou os bancos onde possuem algum investimento. A multa por atraso na entrega da declaração é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895