Preço de aluguéis em Porto Alegre registra maior alta mensal em cinco anos
Custo da locação de imóveis subiu quase 17% nos últimos 12 meses
publicidade
O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostra que em julho o custo médio do metro quadrado para locação registrou aumento de 3,45% em comparação com o mês anterior, maior alta mensal registrada desde março de 2019, início da série histórica do indicador. Em média, o custo do metro quadrado para locação chegou ao valor recorde de R$ 35,76. Os imóveis de um e dois dormitórios registraram a maior alta em comparação com junho. O custo médio do metro quadrado das residências com um quarto subiu 4,15% e aquelas com dois quartos, 3,56%. Nos 12 meses encerrados em julho a alta acumulada foi de 16,9%, maior percentual registrado em toda a série histórica iniciada em 2019.
Desde a tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, o preço dos aluguéis tem subido a cada mês. Em comparação com abril, o custo médio de locação aumentou 5,2%. “Os resultados de julho indicam que a tragédia ambiental impactou o segmento de locação. O número de imóveis disponíveis para alugar diminuiu, aumentando a pressão nos preços em virtude da demanda crescente. Além disso, antes das enchentes, o mercado imobiliário iniciava uma desaceleração em Porto Alegre, o que não se observa mais”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.
A procura por regiões mais altas e menos afetadas pelas enchentes também tem refletido nos preços. Os três bairros com as maiores valorizações em apenas um mês foram Santa Cecília, 28,4%, Jardim Itu-Sabará, 13,7%, e Rio Branco, 11,8%.