Preço de aluguéis em Porto Alegre registra maior alta mensal em cinco anos

Preço de aluguéis em Porto Alegre registra maior alta mensal em cinco anos

Custo da locação de imóveis subiu quase 17% nos últimos 12 meses

Correio do Povo

Após enchentes, custo do metro quadrado atingiu valor recorde

publicidade

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostra que em julho o custo médio do metro quadrado para locação registrou aumento de 3,45% em comparação com o mês anterior, maior alta mensal registrada desde março de 2019, início da série histórica do indicador. Em média, o custo do metro quadrado para locação chegou ao valor recorde de R$ 35,76. Os imóveis de um e dois dormitórios registraram a maior alta em comparação com junho. O custo médio do metro quadrado das residências com um quarto subiu 4,15% e aquelas com dois quartos, 3,56%. Nos 12 meses encerrados em julho a alta acumulada foi de 16,9%, maior percentual registrado em toda a série histórica iniciada em 2019.

Desde a tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, o preço dos aluguéis tem subido a cada mês. Em comparação com abril, o custo médio de locação aumentou 5,2%. “Os resultados de julho indicam que a tragédia ambiental impactou o segmento de locação. O número de imóveis disponíveis para alugar diminuiu, aumentando a pressão nos preços em virtude da demanda crescente. Além disso, antes das enchentes, o mercado imobiliário iniciava uma desaceleração em Porto Alegre, o que não se observa mais”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

A procura por regiões mais altas e menos afetadas pelas enchentes também tem refletido nos preços. Os três bairros com as maiores valorizações em apenas um mês foram Santa Cecília, 28,4%, Jardim Itu-Sabará, 13,7%, e Rio Branco, 11,8%.


Inscrições abertas para projeto que incentiva jovens a empreender no campo no RS

Gaúchos selecionados receberão treinamento e apoio financeiro

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895