Economia

Presidente da Petrobras renuncia e abre espaço para indicado de Lula

Conselho administrativo aprovou a renúncia e nomeou João Henrique Rittershaussen como interino

Petrobras está na lista de empresas que devem ter processo de privatização interrompido
Petrobras está na lista de empresas que devem ter processo de privatização interrompido Foto : Fernando Frazão / Agência Brasil / CP

Foi encerrado por antecipação o mandato de Caio Mário Paes de Andrade como presidente da Petrobras, a partir desta quarta-feira, conforme informou a companhia. Para o seu lugar,  o Conselho da estatal, que autorizou a saída de Paes, nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, até a eleição e posse de novo presidente.

A companhia informou também que Paes de Andrade renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. João Henrique Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen d'Administration des Affaires) na França. Atua na Petrobras há 35 anos, ocupando diversas funções gerenciais.

Rittershaussen já atuou como gerente executivo, ocupando a gerência executiva de Sistemas de Superfície e em novembro de 2018 tornou-se gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, área que responde pela construção dos novos ativos da companhia nas áreas de E&P e RGN. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado, finaliza a companhia em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio