Foi encerrado por antecipação o mandato de Caio Mário Paes de Andrade como presidente da Petrobras, a partir desta quarta-feira, conforme informou a companhia. Para o seu lugar, o Conselho da estatal, que autorizou a saída de Paes, nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, até a eleição e posse de novo presidente.
A companhia informou também que Paes de Andrade renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. João Henrique Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen d'Administration des Affaires) na França. Atua na Petrobras há 35 anos, ocupando diversas funções gerenciais.
Rittershaussen já atuou como gerente executivo, ocupando a gerência executiva de Sistemas de Superfície e em novembro de 2018 tornou-se gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, área que responde pela construção dos novos ativos da companhia nas áreas de E&P e RGN. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado, finaliza a companhia em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).