Economia

Prévia do PIB cai 0,24% em setembro ante agosto, revela BC

No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o IBC-Br total cresceu 2,55%

Na comparação com setembro de 2024, na série sem ajuste sazonal, o IBC-Br total registrou crescimento de 1,98%
Na comparação com setembro de 2024, na série sem ajuste sazonal, o IBC-Br total registrou crescimento de 1,98% Foto : Marcos Santos / USP

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma queda de 0,24% em setembro na comparação com agosto, na série com ajuste sazonal. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central.

A retração em setembro foi influenciada por quedas em todos os componentes principais do índice, com exceção da agropecuária.

Comparação interanual e desaceleração

Na comparação com setembro de 2024, na série sem ajuste sazonal, o IBC-Br total registrou crescimento de 1,98%.

Analisando o acumulado em 12 meses encerrados em setembro, o IBC-Br total cresceu 3,00%, indicando uma desaceleração em relação ao resultado acumulado até agosto, que era de 3,27%. A taxa de crescimento também desacelerou nos seguintes setores, no acumulado de 12 meses:

Acumulado no ano

No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o IBC-Br total cresceu 2,55% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor de Agropecuária continua sendo o destaque, com alta acumulada de 14,21% no período, enquanto o IBC-Br Ex-Agropecuária avança 1,79%.

No trimestre móvel encerrado em setembro (comparado aos três meses anteriores, com ajuste sazonal), o IBC-Br total caiu 0,89%. Todos os grandes setores recuaram na margem trimestral, com destaque para a agropecuária (-4,46%) e a indústria (-1,04%).

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio