Previsão de crescimento do PIB cai a 4,71%, aponta Banco Central

Previsão de crescimento do PIB cai a 4,71%, aponta Banco Central

Mercado financeiro também derrubou as apostas para 2022 e prevê que a economia crescerá apenas 0,5% no ano que vem

R7

publicidade

As projeções para o crescimento da economia brasileira recuaram pela oitava vez consecutiva e agora figuram em 4,71% para este ano. Na semana passada, a aposta era de que o PIB avançaria 4,78%. As informações foram apresentadas nesta segunda-feira (6) pelo Boletim Focus, do BC (Banco Central), que reúne as previsões dos principais analistas do mercado financeiro. 

A nova expectativa de menor crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços produzidos no país — surge após o IBGE indicar que o Brasil se encontra em uma recessão técnica, após a atividade econômica recuar por dois trimestres consecutivos.

Após projetar, há duas semanas, pela primeira vez, que as riquezas brasileiras vão crescer abaixo de 1% no ano que vem, as novas revisões foram ainda mais pessimistas e, agora, sinalizam para um crescimento de apenas 0,51% do PIB em 2022.

As mudanças das estimativas são impulsionadas pelo recente salto da inflação, pela alta das taxas de juros e pelo temor de rompimento do teto de gastos com o pagamento do Auxílio Brasil, programa idealizado para substituir o Bolsa Família.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895