Primeiro ônibus movido a gás biometano do mundo passa por testes no RS

Primeiro ônibus movido a gás biometano do mundo passa por testes no RS

Coletivo da Scania começou a circular de forma demonstrativa no Polo de Triunfo

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Ônibus atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do mundo

publicidade

O primeiro ônibus do mundo movido a gás biometano – produzido a partir de dejetos de animais de criação – começou a rodar nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. O coletivo produzido pela multinacional Scania, na Suécia, já circula dentro do Polo Petroquímico, em Triunfo. O ônibus com capacidade para abrigar até 130 passageiros, em pé e sentados, ainda passa por um período de demonstração. Anteriormente, o coletivo rodou no Complexo de Itaipu, no Paraná.

Para o diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, o nível de emissão de dióxido de carbono (CO2) emitido, com queima do biometamo, representa um avanço rumo à sustentabilidade. “É o primeiro ônibus que roda no Brasil autossustentável com combustível não fóssil e totalmente renovável. Entre as grandes vantagens estão a redução de 75% da contaminação ambiental como material particulado, dióxido de enxofre e CO2 e ainda é silencioso, pois é um motor muito mais silencioso do que um a diesel”, explica.

O gás biometano já é produzido por parte das fábricas de Montenegro principalmente com restos de dejetos de aves ou sobras da citricultura. O combustível também é conhecido como GNVerde.

Munhoz informou que até 90% da montagem do coletivo é semelhante ao de um coletivo comum. Caso haja aprovação durante os testes, os ônibus podem ser incluídos na frota de capitais como Porto Alegre, por exemplo. Com 100% de viabilidade para comercialização, os veículos de transporte de massa podem estar rodando dentro do prazo de um ano na Capital, sugere Munhoz.

O ônibus atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, podendo rodar também com gás natural convencional (GNV) ou a combinação de ambos. Depois de circular pelo Polo, o coletivo vai seguir para São Paulo.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895