Primeiro-ministro grego altera gabinete após dissidências parlamentares

Primeiro-ministro grego altera gabinete após dissidências parlamentares

Dez trocas ocorreram após dissidência de sua maioria durante votação do pacote de reformas

AFP

Trocas ministeriais foram atrasadas em virtude de incêndio que devasta Peloponeso e Ática

publicidade

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou nesta sexta-feira alterações em seu governo, após a dissidência de uma parte de sua maioria durante a votação no Parlamento do primeiro pacote de reformas exigidas pelos credores em troca de uma nova ajuda financeira ao país. O premiê realizou dez trocas em sua equipe para substituir os ministros e, sobretudo, vice-ministros que votaram contra essas medidas, rejeitadas na quinta-feira por menos de um quarto de seu partido, o Syriza.

Foram substituídos três ministros dissidentes, incluindo o da Energia e Infraestrutura, Panagiotis Lafazanis, e a vice-ministra das Finanças, Nadia Valanis, que já havia apresentado sua renúncia. O ministro do Trabalho, Dimitris Stratoulis, e o ministro da Defesa, Costas Isychos, também foram trocados. Em contrapartida, o ministro das Finanças, Euclide Tsakalotos, foi mantido no cargo.

Entre os 149 deputados do grupo parlamentar do Syriza, 32 deputados, incluindo os cinco ministros substituídos e a presidente do Parlamento, votaram "não" às medidas, enquanto seis se abstiveram e um deputado esteve ausente. As nomeações dos substitutos foram atrasadas em razão dos incêndios que devastam Peloponeso e Ática, segundo indicou o gabinete do primeiro-ministro em um comunicado.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895