Procon de Porto Alegre realiza mutirão de renegociação de dívidas

Procon de Porto Alegre realiza mutirão de renegociação de dívidas

Entidade pretende organizar outro evento no final do ano para aproveitar o 13º salário

Claudio Isaías

Procon de Porto Alegre realiza mutirão de renegociação de dívidas

publicidade

O Procon de Porto Alegre realizou nesta segunda-feira o 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas, na Escola de Negócios no prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em Porto Alegre. No local, foram realizados mais de 60 atendimentos de pessoas endividadas. Os consumidores foram atendidos por funcionários da Caixa Econômica Federal, Agiplan, Itaú, Bradesco, BMG, Banrisul e Santander que apresentaram aos clientes propostas de renegociação dos seus débitos.

A diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial, disse que a ideia com a iniciativa foi que o consumidor que recebeu as parcelas do FGTS renegociasse as dívidas atrasadas. “Os bancos apresentaram descontos especiais aos consumidores e algumas instituições reparcelaram os débitos”, explicou. Conforme Sophia Vial, o importante é que as pessoas antes de uma renegociação converse com seus familiares para saber de quanto ela pode dispor por mês para o pagamento da dívida com a instituição financeira. “Queremos com essa ação evitar o superendividamento da população”, esclareceu.

Conforme a diretora executiva do Procon Porto Alegre, um novo mutirão de renegociação de dívidas será realizado no final deste ano para aproveitar o pagamento do 13º salário. “O evento terá duração de três dias e terá novamente a presença dos bancos o que é bastante importante para o consumidor”, destacou Sophia Vial. Somente foram realizadas na Pucrs as renegociações onde não existia ação judicial movida pelo consumidor contra o banco, loja ou financeira.
As pessoas que participaram do mutirão preencheram um questionário elaborado pelo Grupo de estudo Superendividamento: Crédito e recuperação. Os consumidores responderam informações como para quem deviam (supermercado, financeiras, lojas ou bancos), o valor total do empréstimo e qual o valor que o cliente poderia pagar por mês para o credor.

O evento foi promovido Procon Porto Alegre, em parceria com o Grupo de Estudos Superendividamento, composto pelo Procon RS, Balcão do Consumidor da Pucrs e Escola de Direito e Crédito e Recuperação.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895