Procon indica leve alta leve nos juros do cheque especial em outubro

Procon indica leve alta leve nos juros do cheque especial em outubro

Fundação recomenda ainda cautela na hora de recorrer a modalidades de empréstimo bancário

Agência Brasil

publicidade

O correntista que usa o valor do cheque especial – crédito automático disponibilizado pelos bancos – está sujeito ao pagamento de juros que, na média, alcança 202,5% em um ano. Ou seja, vai pagar o triplo do valor que retirou. Ao mês a taxa média está em 9,66%, 0,1 ponto percentual (p.p.) acima de setembro último.

Os números foram indicados em pesquisa feita, no último dia 2, pela Fundação Procon de São Paulo, em sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), HSBC, Itaú, Safra e Santander.

A menor taxa foi encontrada na CEF (6,33%) e a maior no Santander (12,99%). Dos sete bancos pesquisados, três elevaram a taxa do cheque especial: Bradesco (de 9,48% para 9,62%, alta de 1,48% sobre setembro) ; HSBC (de 10,67% para 10,77%, alta de 0,94%); Santander (de 12,49% para 12,99%), alta de 4%. As instituições financeiras restantes não fizeram alterações.

Já em relação ao empréstimo pessoal a taxa média alcançou variação de 5,81%, o que representa aumento médio de 0,02 ponto percentual. As alterações ocorreram apenas em duas das sete instituições, sendo que a CEF reduziu a taxa de 3,85% para 3,75%, queda de 2,6%. Já o HSBC aumentou o percentual de 7,29% para 7,49%, alta de 2,74%.

A Fundação Procon observa que em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 11% ao ano. A próxima reunião ocorrerá nos próximos dias 28 e 29.

O Procon recomenda ainda cautela por parte do consumidor na hora de recorrer a alguma modalidade de empréstimo bancário. Além de ficar atento às taxas cobradas sobre a operação, o tomador deve evitar fazer vários empréstimos o que poderia implicar em riscos de inadimplência, alerta a entidade.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895