Produção industrial cai 0,3% em agosto, afirma IBGE

Produção industrial cai 0,3% em agosto, afirma IBGE

Essa é a segunda taxa negativa consecutiva do indicador, que acumula queda de 0,4% em dois meses

Agência Brasil

14 das 26 atividades tiveram recuo na produção

publicidade

A produção industrial caiu 0,3% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, divulgou na manhã desta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Essa é a segunda taxa negativa consecutiva do indicador, que acumula queda de 0,4% em dois meses. 

Apesar disso, a produção industrial apresentou altas de 3,8% na média móvel trimestral, 2% na comparação com agosto do ano passado, 2,5% no acumulado do ano e 3,1% no acumulado de 12 meses.

A queda foi provocada pelos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-2,1%), e pelos bens de consumo semi e não duráveis (-0,6%).

Bens de capital

Paralelamente, tiveram alta os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos (5,3%), e os bens de consumo duráveis (1,2%). O IBGE disse que 14 das 26 atividades tiveram recuo na produção de julho para agosto, com destaque para o setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que recuou 5,7%. Outro setor com queda significativa foi o de bebidas (-10,8%). 12 atividades tiveram alta na produção, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (2,4%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (8,3%).

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895