Produção industrial cai em 10 de 15 capitais em junho; Rio Grande do Sul cresce

Produção industrial cai em 10 de 15 capitais em junho; Rio Grande do Sul cresce

Produção industrial gaúcha aumentou 2% na passagem de maio para junho, mostra IBGE

Correio do Povo

Produção industrial gaúcha aumentou 2% na passagem de maio para junho, mostra IBGE

publicidade

Acompanhando o recuo de 0,6% na indústria nacional, dez dos 15 estados pesquisados mostraram taxas negativas, na passagem de maio para junho deste ano, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Geografia (IBGE) divulgada nesta quarta-feira. Já o Rio Grande do Sul registrou no período elevação de 2% em sua produção industrial. O crescimento acumulado da planta industrial gaúcha do primeiro semestre representa 8%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) Regional.

Já as quedas mais acentuadas foram no Rio de Janeiro, com retração industrial de -5,9%, em Pernambuco, com redução de 3,9% e na Bahia, onde a produção da indústria recuou 3,4%. Esses três estados haviam crescido a taxas elevadas no mês de maio. 

Por outro lado, Pará (4,9%) apontou o crescimento mais elevado nesse mês e a segunda taxa positiva consecutiva, acumulando, assim, expansão de 68% no período.  

No acumulado do ano, a redução verificada na produção nacional alcançou nove dos quinze locais pesquisados, com destaque para Espírito Santo, com retração de 12%, e quedas de 5,6% em Minas Gerais e 4,7% no Mato Grosso. O Pará, toda a Região Nordeste e Rio de Janeiro também registraram taxas negativas mais elevadas do que a média da indústria (-1,6%).

Por outro lado, Rio Grande do Sul e Paraná apontaram os avanços mais elevados no índice do acumulado no ano. Os estados de Santa Catarina, Ceará, Goiás e Pernambuco também mostraram taxas positivas.

Conforme a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), houve retração de 4% nas exportações industriais do Estado. Em junho, foram vendidos US$ 1,2 bilhões, enquanto no mês anterior foram embarcados US$ 1,5 bilhões.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895