Produção industrial cresce 0,9% em janeiro, aponta IBGE

Produção industrial cresce 0,9% em janeiro, aponta IBGE

Índice volta a avançar após dois meses de recuo e tem crescimento mais intenso desde agosto de 2019, quando foi registrada alta de 1%

Correio do Povo

Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram de máquinas e equipamentos, 11,5%

publicidade

Após dois meses consecutivos de queda, a produção industrial avançou 0,9% em janeiro de 2020 frente a dezembro de 2019, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira. No período, três das quatro grandes categorias econômicas e 17 das 26 atividades apontaram crescimento. Esse é o avanço mais intenso desde agosto de 2019, quando foi registrado crescimento de 1%. Contudo, no acumulado em 12 meses, a atividade industrial acumulada baixou de 1%.

Entre as grandes categorias econômicas, a de bens de capital mostrou a expansão mais acentuada, interrompendo comportamento negativo que se estendia desde maio de 2019, ao crescer 12,6%. O resultado de janeiro foi o avanço mais intenso desde junho de 2018 (23,0%). Os segmentos de bens de consumo duráveis (3,7%) e de bens intermediários (0,8%) também assinalaram taxas positivas. Apenas o setor de bens de consumo semi e não-duráveis apontou recuo (-0,1%) e marcou o terceiro mês seguido de queda na produção.

Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram de máquinas e equipamentos (11,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%), metalurgia (6,1%), produtos alimentícios (1,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,3%). Por outro lado, entre os oito ramos que reduziram a produção nesse mês, os desempenhos de maior importância para a média global foram registrados por impressão e reprodução de gravações (-54,7%) e indústrias extrativas (-3,1%).

 

Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895