Produtores de vinho cobrarão de Dilma medidas contra entrada do produto estrangeiro

Produtores de vinho cobrarão de Dilma medidas contra entrada do produto estrangeiro

Participação da bebida vinda de fora do país cresceu quase 200%

Jimmy Azevedo / Rádio Guaíba

publicidade

Produtores de vinho vão aproveitar a visita da presidente Dilma Rousseff à Caxias do Sul nesta quinta-feira, na abertura da Festa da Uva, para entregar um documento cobrando medidas para o controle da entrada do produto estrangeiro no país. Conforme o Instituo Brasileiro do Vinho (Ibravin), nos últimos nove anos a participação de vinho importado no país aumentou quase 200%. Produtos vindos da Argentina, Chile e Itália participam mais de 70% desta importação.

Conforme o presidente do Ibravin, Alceu Dalle Molle, o ingresso de vinho importado no Brasil aumenta de forma descontrolável. “Como o selo de controle fiscal libera a entrada do produto de fora do país, os importadores aproveitam para fazer estoques?, explicou Dalle Molle.

A União Brasileira de Vinícolas Familiares e de Pequenos Vinicultores (Uvifam), que congrega 64 empresas, conseguiu na Justiça a suspensão da necessidade do selo fiscal. Conforme a Ibravin, de janeiro a dezembro de 2011, entraram no país 77,6 milhões de litros de vinho estrangeiro, vindos de 31 países, ante 75,3 milhões em 2010, originados de 30 nações. Este é o maior volume da bebida já importado pelo Brasil, superando o antigo recorde do ano anterior. Desde 2004, quando 39,1 milhões de litros de vinho estrangeiro entraram no Brasil, as importações praticamente dobraram.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895