O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou nesta quarta-feira (15) um pacote de benefícios financeiros para professores, vinculado à nova Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O anúncio foi feito durante um evento que marcou a abertura dos pedidos de emissão da CNDB, realizado no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro.
Os professores dos sistemas público e privado terão acesso a:
- Cartões de crédito com anuidade gratuita;
- Empréstimos pessoais com condições especiais;
- Descontos em crédito consignado;
- Antecipações com taxa de 1,4% ao mês.
- Lançamento em Evento e Parceria com iFood
O evento de lançamento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu cerca de 3 mil professores das redes de ensino municipais, estaduais e federal. Na mesma ocasião, foi formalizada uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o iFood para oferecer descontos adicionais à categoria. Tanto a CNDB quanto a parceria fazem parte do programa governamental Mais Professores, focado na valorização e qualificação dos educadores.
Tensões políticas e grito por "Sem Anistia"
No mesmo evento, o presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou a recente aprovação do Sistema Nacional de Educação no Senado. Contudo, ao saudar os presentes, Motta foi vaiado por parte dos professores. As vaias foram seguidas de gritos de "sem anistia".