O maior evento de cibersegurança e operações de tecnologia da informação (TI) teve início na manhã desta quarta-feira no Centro de Eventos da PUCRS. A segunda edição do SecOps Summit seguirá até sexta-feira com a programação de repleta de painéis, debates, palestras e rodadas de negócios para profissionais da área. Além disso, o congresso conta com espaço de exposições com a participação das principais empresas do segmento, fomentando o networking.
De acordo com o presidente do SecOps Summit, Arthur Reis, o evento debaterá diversos temas pertinentes ao mundo da TI, como a segurança digital, inteligência artificial, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), operações e gestão de carreiras no setor de tecnologia. Ao todo, a edição de 2025 espera receber mais de 4 mil visitantes e contará com mais de 130 palestrantes e painelistas nacionais e internacionais.
“O Rio Grande do Sul tem se tornado um grande polo de empresas de tecnologia. Então, surgiu a necessidade de criar um encontro dessa magnitude. Este é um evento voltado para o líder da TI de organizações ou líder de segurança. Aqui, ele encontrará muito conteúdo e ativações com palestrantes. Também teremos muitas opções de novos produtos para os profissionais conhecerem e utilizarem em seus trabalhos. Nesta semana, o local ideal para profissionais da área se encontrarem é no SecOps”, garantiu Reis.
- Estruturas do South Summit 2025 começam a ser montadas no Cais Mauá
- Fimec reúne mais de 400 expositores nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, até quinta-feira
- Governo do RS anuncia medidas para empresas renegociarem dívidas de ICMS
- Google adquire empresa de segurança cibernética Wiz por US$ 32 bilhões
Ainda na manhã desta quarta-feira, o primeiro dia do SecOps 2025 foi marcado pela primeira palestra internacional desta edição, com Yuri Diogenes, brasileiro mestre em cibersegurança que trabalha na Microsoft e é professor da Universidade do Texas em Dallas (UTD). Ele ministrou sobre o uso de inteligência artificial para o aprimoramento da segurança na nuvem.
“Quando falamos de inteligência artificial (IA), do ponto de vista do tomador de decisão, existe uma coisa em comum: todo mundo está preocupado com riscos e as oportunidades desta adoção. Todos querem fazer uso de IA, mas 80% dos líderes que foram entrevistadas falaram que o vazamento de dados sensíveis é uma preocupação grande. Esse receio também vem devido às ameaças que são realizadas através dessas IA, pois indivíduos com ações maliciosas também estão fazendo uso delas”, contou o palestrante.