Putin quer "redefinir o papel do dólar" no sistema financeiro

Putin quer "redefinir o papel do dólar" no sistema financeiro

Presidente russo afirmou que moeda virou instrumento de pressão para os Estados Unidos

AFP

Putin acredita que o dólar está sendo usado como instrumento de pressão pelos Estados Unidos

publicidade

O presidente russo Vladimir Putin defendeu nesta sexta-feira uma mudança para "redefinir o papel do dólar" no sistema financeiro mundial, ao considerar que a moeda americana se tornou um "instrumento de pressão" utilizado pelos Estados Unidos. 

"É evidente que estas mudanças profundas exigem adaptar as organizações internacionais, redefinir o papel do dólar que, depois de ter sido uma moeda de reserva, se transformou em um instrumento de pressão de seu país emissor sobre o resto do mundo", declarou Putin durante a sessão plenária do fórum econômico de São Petersburgo, principal reunião de negócios do país, na presença do presidente chinês Xi Jinping. 

O presidente russo considerou que isto é um "grave erro": "a confiança (em relação ao dólar) cai cada vez mais". A Rússia vive um período de forte tensão com os Estados Unidos, depois que o governo norte-americano adotou drásticas sanções econômicas.

A Rússia continua sendo muito dependente da divisa americana para o comércio, em particular os combustíveis, que representam grande parte de seu faturamento. As autoridades russas afirmam há muito tempo que desejam "desdolarizar" a economia russa, recorrendo a transações em moedas locais para o comércio com parceiros como a China.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895