Quase 200 mil estão desempregados na região Metropolitana

Quase 200 mil estão desempregados na região Metropolitana

Taxa de desocupação era de 10,8% em fevereiro, aponta FEE

Cláudio Isaías

Taxa de desocupação era de 10,8% em fevereiro, aponta FEE

publicidade

A taxa de desemprego na região Metropolitana de Porto Alegre manteve-se praticamente estável, entre janeiro e fevereiro de 2017, passando de 10,6% para 10,8% da População Economicamente Ativa (PEA). O número total de desempregados, em fevereiro de 2017, foi estimado em 198 mil pessoas, 3 mil a mais em relação ao mês anterior (195 mil). Os resultados da pesquisa do mês de fevereiro foram apresentados nesta quarta-feira pela economista Iracema Castelo Branco, da Fundação de Economia e Estatística (FEE). 

O resultado ocorreu devido ao fato de que a redução da ocupação (menos 11 mil, ou -0,7%) foi superior à variação negativa da PEA (menos 8 mil, ou -0,4%). A taxa de participação (relação entre População Economicamente Ativa e População em Idade aTIVA) diminuiu levemente de 51,9% para 51,6%, no período em análise. “É a menor taxa de participação da série histórica da pesquisa, iniciada em junho de 1992”, destacou a economista. A taxa de desemprego aberto apresentou leve acréscimo, ao passar de 9,2% para 9,5% da PEA, no mesmo período.

Com referência aos setores de atividade econômica analisados, foi constatado a redução nos serviços (menos 25 mil ocupados), parcialmente compensada pelo acréscimo no comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (mais 8 mil ocupados) e na construção civil (mais 4 mil ocupados). A pesquisa mostra ainda uma relativa estabilidade na indústria de transformação (mais 1 mil ocupados).

Também foi registrado um aumento no contingente de assalariados (mais 9 mil), em razão do desempenho do setor privado (mais 6 mil) e do setor público (mais 3 mil). No âmbito do setor privado, aconteceu um crescimento do emprego sem carteira (mais 7 mil) e relativa estabilidade do com carteira (menos 1 mil). Em relação aos demais contingentes, foi constatado uma redução para os trabalhadores autônomos (menos 13 mil), para empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração e profissionais liberais (menos 12 mil) e aumento para os empregados domésticos (mais 5 mil).



Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895