Quase 70 mil devedores de IPVA podem ser inscritos na Dívida Ativa

Quase 70 mil devedores de IPVA podem ser inscritos na Dívida Ativa

Motoristas com dívida de 2015 ou de anos anteriores podem parcelar o débito em até cinco vezes

Rádio Guaiba

Motoristas com dívida de 2015 ou de anos anteriores podem parcelar o débito em até cinco vezes

publicidade

A Receita Estadual vai autuar, ainda em outubro, mais de 68 mil proprietários de veículos inadimplentes com o IPVA de 2015. O total devido, entre impostos, multa e juros, passa de R$ 41 milhões. O Diário Oficial do Estado publicou, em 27 de setembro, a lista de devedores.

Motoristas com dívida de 2015 ou de anos anteriores podem parcelar o débito em até cinco vezes, procurando o Banrisul ou a Receita Estadual. Dois meses após a autuação, débitos que não forem regularizados serão inscritos como Dívida Ativa. As consequências incluem uma multa moratória de 25% sobre o valor do imposto, a incidência da taxa Selic e a possibilidade de restrição ao crédito (protesto, Cadin e Serasa). O contribuinte fica, ainda, sujeito à cobrança judicial, o que pode implicar em indicação de bens à penhora, assim como encargos referentes a custas e a honorários do processo.

A Receita adverte, ainda, que o proprietário flagrado, em barreiras, com o IPVA atrasado também pode ter custos extras a colocar o imposto em dia. Transitar sem o Certificado de Registro e de Licenciamento de Veículo (CRLV) significa infração gravíssima, com risco de multa de R$ 191,53 e sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, há custos pelos serviços de guincho e depósito.

Mais informações podem ser obtidas pelo site.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895