Quatro em cada dez brasileiros estão negativados

Quatro em cada dez brasileiros estão negativados

Volume de consumidores 'no vermelho' cresceu 5,6% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2021, dizem SPC e CNDL

R7

publicidade

Quatro em cada dez brasileiros adultos (38,45%) estavam negativados em abril de 2022, o equivalente a 61,94 milhões de pessoas, de acordo com estimativas apresentadas nesta segunda-feira (16) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil).

O volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 5,59% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente na passagem de março para abril, o número de devedores aumentou 0,46%.

Para José César da Costa, presidente da CNDL, as consequências da pandemia no crescimento econômico impactam diretamente no aumento da inadimplência. Ele afirma que a renda da população foi fortemente afetada pela pandemia, e isso, somado ao aumento da inflação, contribui para a piora do cenário.

“O desemprego elevado é, sem sombra de dúvida, um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo país, e isso está ligado diretamente ao retorno do crescimento econômico, que ainda não alavancou", explica Costa.

Em relação à evolução do número de dívidas no Brasil, o indicador mostra que, em abril de 2022, esse número teve crescimento de 9,89% em relação ao mesmo período de 2021. O dado observado em abril deste ano ficou abaixo da variação anual observada no mês anterior. Na passagem de março para abril, o número de dívidas apresentou alta de 0,85%.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895