Rússia suspeita que cartel seja causa de queda nos preços do petróleo

Rússia suspeita que cartel seja causa de queda nos preços do petróleo

Primeiro-ministro russo sugeriu a venda do produto com base na modalidade "levar ou pagar"

AFP

Rússia acredita que cartel estaria por trás da queda nos preços do petróleo

publicidade

O primeiro-ministro e ex-presidente russo Dimitri Medvedev afirmou que um acordo do tipo cartel pode ser a causa da queda histórica nos preços do petróleo. "O que vemos em relação aos contratos futuros de petróleo lembra muito um acordo do tipo cartel", escreveu Medvedev em sua página no Facebook. 

"Considerando a nossa experiência no setor de gás, sugerimos a venda de petróleo com base em 'take or pay'. Estamos prontos para discutir essa opção com nossos parceiros", acrescentou.

Uma cláusula de "take or pay " (levar ou pagar) determina, em um contrato de petróleo, que o comprador concorda em adquirir uma quantidade mínima de óleo, independentemente de suas necessidades para um determinado período. 

Em troca, o fornecedor disponibiliza esse volume mínimo na data acordada. Dessa forma, os riscos são compartilhados, como mudanças de preço e variações de demanda. O valor de um barril de petróleo WTI cotado em Nova York para entrega em maio caiu abaixo de zero nesta segunda-feira (20).

Em uma sessão conturbada, os investidores tentavam desesperadamente despejar seus barris em um mercado saturado. A paralisação econômica causada pela pandemia de coronavírus provocou uma acentuada queda na demanda.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895