Randon concederá férias coletivas a três de suas quatro empresas

Randon concederá férias coletivas a três de suas quatro empresas

Metalúrgica de Caxias elimina turnos no início de junho após queda de vendas dos caminhões

Celso Sgorla / Rádio Guaíba

publicidade

Três das quatro empresas do grupo Randon darão férias coletivas aos trabalhadores em Caxias do Sul, na Serra. Segundo o gerente executivo de recursos humanos, Vanderlei Novello, 1,3 mil metalúrgicos de Jost, Suspensys e Master terão férias entre 4 e 13 de junho. Todas as empresas do grupo, exceto a Fras-le, suspenderão o 3° turno. A Randon anunciou, também, paradas gerais na produção, no início do mês que vem.

As férias atingem, em média, 45% do quadro de pessoal nas três empresas. A mais afetada é a Suspensys, que vai dar férias a 800 empregados. A medida foi aprovada em assembleia geral supervisionada pelo Sindicato dos Metalúrgicos e por 85% dos funcionários. O encontro também decidiu que, nos meses com 31 dias, empregados não receberão pela 31ª jornada de trabalho.

A medida se deve ao fato de várias montadoras de caminhões terem anunciado paradas em função da queda nas vendas após a norma Euro 5 ter entrado em vigor. Desde 1º de janeiro, os veículos a diesel produzidos no País devem estar adaptados a um novo combustível, menos poluente, o que encareceu a produção e provocou um adiantamento de pedidos no fim do ano passado e queda nas vendas, agora.

Outras empresas do grupo farão paradas em sistema de compensação. Nesse modelo, empregados não recebem pelos dias parados, que podem ser compensados quando a demanda aumentar.  Somente 700 dos 4,3 mil funcionários da Randon Implementos trabalharão entre 4 e 8 de junho, quando a empresa vai suspender a produção de reboques e semirreboques. A Jost anunciou parada geral no mesmo período. A Master para entre 1° e 8 de junho.

Funcionários da Fras-le, Randon Veículos e Castertech não trabalharão na sexta-feira depois do feriado de Corpus Christi. Todas as empresas do grupo, exceto a Fras-le, eliminarão o 3° turno de trabalho a partir de 1º de junho. Somente a Jost e a Suspenys vão transferir 600 funcionários para o 1º e o 2º turnos a fim de ajustar a produção à demanda.


Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895