Reajuste nas tarifas da AES Sul afetará 118 cidades gaúchas

Reajuste nas tarifas da AES Sul afetará 118 cidades gaúchas

Aumento de 4,35% nas contas de luz passará a valer a partir do dia 19

Correio do Povo

Aumento nas contas de luz da AES Sul irá afetar 118 cidades do RS

publicidade

O aumento nas contas de luz da AES Sul, aprovado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante reunião pública, irá afetar 118 cidades gaúchas. Segundo o órgão, o reajuste será de 4,35% para consumidores residenciais e os novos valores serão aplicados a partir do dia 19 para 1,3 milhão de unidades.

De acordo com a Aneel, o efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Ao realizar o cálculo do reajuste, a agência considerou a variação de custos que a AES Sul teve no ano. Os números incluem ainda custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros atribuições que não acompanham necessariamente o indicador inflacionário, tais como energia comprado, encargos de transmissão e setoriais. 

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895