Economia

Reclame AQUI tem recorde de 14,1 mil reclamações na Black Friday

Maioria dos insatisfeitos relatou atraso na entrega ou propaganda enganosa

Dados revelam comportamente heterogêneo por parte do consumidor
Dados revelam comportamente heterogêneo por parte do consumidor Foto : Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP

A Black Friday 2024 bateu um novo recorde no Reclame AQUI, com 14,1 mil reclamações registradas, superando a marca histórica já alcançada em 2023. Durante a tarde desta sexta-feira (29), o volume de reclamações ultrapassou o total do ano anterior, consolidando o impacto deste evento promocional no comportamento dos consumidores brasileiros.

Este ano, os dados do Reclame AQUI mostraram como o consumidor teve um comportamento mais heterogêneo de compra, com a busca por oportunidades em segmentos variados. Houve um volume significativo de pessoas em jornada de compra, tanto que a média diária de usuários na plataforma pesquisando empresas, reputação e a opinião de outros consumidores na quinta e sexta-
feira foi de 1,3 milhão.

Consequentemente, este cenário se refletiu no volume de reclamações. As empresas mais reclamadas estão são dos setores de varejo, telefonia, apostas e beleza e cosméticos. Os rankings podem ser conferidos neste link.

O cofundador do Reclame AQUI, Felipe Paniago, observa que “a maioria das empresas do ranking, mesmo que tenham recebido um volume acima da média de reclamações, têm boas reputações, o que é reconhecido pelos consumidores. Agora, é importante acompanhar como essas empresas irão tratar essas insatisfações.”

Ao expandir o olhar para as 50 empresas mais reclamadas, a pluralidade é ainda mais evidente. Marcas de alimentos, supermercados, fast food, moda e farmacêuticos demonstram que o consumidor aproveitou a Black Friday para explorar uma variedade de produtos e serviços, fugindo do foco exclusivo no varejo tradicional.

Os dados revelam que os desafios tradicionais da Black Friday continuam presentes. Os maiores motivos de insatisfação por parte dos consumidores foram:

● Atraso na entrega (17,41%)
● Propaganda enganosa (16,98%)
● Produto não recebido (15,27%)
● Estorno do valor pago (10,42%)
● Problemas na finalização da compra (4,19%)

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio