Reino Unido anuncia acordo comercial com Turquia para o período pós-Brexit

Reino Unido anuncia acordo comercial com Turquia para o período pós-Brexit

Acordo equivale ao volume de produtos negociados entre os dois países em 2019, de 18,6 bilhões de libras

AE

publicidade

O governo do Reino Unido informou nesta terça-feira que fechou um acordo comercial com a Turquia para o período após a saída definitiva da Grã-Bretanha da União Europeia (UE). O pacto foi assinado após a secretária de Comércio britânica, Liz Truss, e o ministro de Comércio turco, Ruhsar Pekcan, se reunirem em chamada virtual. O acordo equivale ao volume de produtos negociados entre os dois países em 2019, de 18,6 bilhões de libras, segundo informou Londres em comunicado.

De acordo com o documento divulgado nesta terça, britânicos e turcos se comprometeram a trabalhar por um acordo de livre comércio mais ambicioso no futuro. O acordo garantirá tarifas preferenciais existentes para as 7,6 mil empresas do Reino Unido que exportaram bens para a Turquia no ano passado, garantindo o fluxo contínuo de bens sem tarifas e protegendo cadeias de suprimentos vitais nos setores automotivo e de manufatura. Também tem termos de comércio preferenciais para as empresas do Reino Unido que exportaram mais de £ 1 bilhão em maquinário e exportações de ferro e aço no valor de £ 575 milhões para a Turquia em 2019.

Ainda no comunicado, o governo britânico disse que já fechou acordos comerciais com 62 nações mais a UE (este ainda pendente), acumulando um total de 885 bilhões de libras em importações e exportações para o período pós-Brexit. "
Isso é sem precedentes, com nenhum outro país negociando tantos acordos comerciais simultaneamente. A ambição do governo é garantir acordos de livre comércio com países que cobrem 80% do comércio do Reino Unido em três anos", diz o texto


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895