Reino Unido não está excluído da União Europeia, diz premiê britànico

Reino Unido não está excluído da União Europeia, diz premiê britànico

País vetou o acordo sobre um projeto para modificar os tratados do bloco

AFP

Cameron garante que Reino Unido segue na União Europeia

publicidade

O Reino Unido não está excluída da União Europeia (UE) apesar de vetar o acordo sobre um projeto para modificar os tratados do bloco, afirmou nesta sexta-feira o primeiro-ministro britânico David Cameron. "Estamos na União Europeia, somos um membro relevante do mercado único", disse em entrevista televisada de Bruxelas, antes de seu retorno a Londres.

Nesta sexta, todos os países da UE, com a exceção da Grã-Bretanha, assinam finalmente o pacto fiscal acordado na reunião organizada pela Eurozona para combater a crise. "Os chefes de Estado e de governo de Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia e Suécia disseram estar aptos a participar desse processo, após consultarem seus respectivos Parlamentos", diz a declaração revisada divulgada pela secretaria do Conselho, o que deixaria totalmente isolada a Grã-Bretanha.

Inicialmente, estava prevista a reforma dos tratados da União Europeia para prevenir que uma crise da dívida como a que atualmente sacode a Eurozona volte a se repetir. Contudo, como não houve uma unanimidade, o novo pacto fiscal acordado na reunião de Bruxelas se reduziu a um acordo intergovernamental.

Bolsa fecham com fortes altas

Após o acordo, as principais bolsas europeias fecharam a sexta-feira com fortes altas. O principal índice da Bolsa de Londres, o Footsie-100, ganhou 0,83%, fechando aos 5.529,21 pontos. O CAC 40 de Paris subiu 2,48%, aos 3.172,35 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,91%, aos 5.986,71 pontos. O IBEX 35 de Madri ganhou 2,23%, aos 8,649,7 pontos, e o índice FTSE Mib de Milão avançou 3,37%, a 15.484 pontos.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895