Representante chinês viajará a Washington para negociações comerciais

Representante chinês viajará a Washington para negociações comerciais

Reunião foi colocada sob dúvidas após Trump comunicar novas sanções a produtos do país

AFP

Novas tarifas passam a valer sobre produtos importados de 200 bilhões de dólares

publicidade

O negociador chinês Liu He, considerado muito próximo ao presidente Xi Jinping, visitará Washington nesta quinta-feira e sexta-feira para uma nova rodada de negociações comerciais, anunciou o governo de Pequim. Liu viajará aos Estados Unidos nos dias 9 e 10 de maio para a "11ª série de consultas sobre questões econômicas e comerciais", informou em um comunicado o ministério do Comércio.

No domingo, o presidente americano Donald Trump anunciou novas sanções comerciais a partir da próxima sexta-feira. A organização das negociações era incerta após o anúncio de Trump no domingo sobre o aumento das tarifas aos produtos chineses de importação no valor de 200 bilhões de dólares a partir de 10 de maio.

O anúncio da presença de Liu He nesta nova rodada de negociações em Washington foi bem recebida na Bolsa de Xangai, que fechou nesta terça-feira em alta 0,69%, após uma queda de 5% na véspera. A tensão contrasta com a calma dos últimos meses nas negociações comerciais, nas quais os representantes americanos e chineses elogiaram os "progressos" nas conversações.

Na semana passada, uma reunião em Pequim foi considerada "frutífera" pelos americanos, incluindo o secretário do Tesouro Steven Mnuchin e o representante do Comércio Robert Lighthizer. Para obrigar a China a mudar as práticas comerciais que considera "desleais", o governo dos Estados Unidos adotou em 2018 tarifas adicionais de entre 10% e 25% a 250 bilhões de dólares de produtos importados anualmente. A China respondeu com tarifas sobre 110 bilhões de dólares de mercadorias americanas.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895