Economia

Resiliência e produtividade dão o tom para o primeiro dia do InspiraMais

Nesta edição uma das novidades é o segmento de tapeçaria automotiva.

o artesanato é elaborado com 18 tipos de materiais retirados da natureza
o artesanato é elaborado com 18 tipos de materiais retirados da natureza Foto : Pedro Piegas


Com mais de 150 expositores e 7 mil visitantes do Brasil e do mundo, o InspiraMais é uma ode à resistência da cadeia produtiva da moda nacional. Afetada severamente pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio passado, a atividade conseguiu, mais do que se reerguer, organizar um evento cheio de novidades. O InspiraMais abriu nesta terça-feira, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, e esta foi a tônica dos discursos de dirigentes que promovem o salão. O evento acontece até amanhã, dia 22, e as inscrição são gratuitas no site

Na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, foi enfático ao demonstrar o orgulho de fazer parte de um ecossistema tornou resiliência sua palavra de ordem. “No ano passado, aqui onde estamos realizando essa abertura tinha dois metros de água. Conseguimos, com parceiros importantes, trazer um evento pujante novamente para a Fiergs, mostrando toda a inovação e a sustentabilidade em materiais voltados para as indústrias de calçados, confecções, móveis, tapeçaria e bijuterias”, destacou.

Detalhando os projetos realizados no salão, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou a maior abrangência do InspiraMais, que nesta edição trouxe para o evento o segmento de tapeçaria automotiva. “A transversalidade dos materiais da nossa indústria é uma ferramenta de competitividade”, disse.

Respira Acre

Um grande destaque desta edição é o estande Respira Acre, onde estão expostos os materiais produzidos por artesãos Indígenas Apurinãs, dessa região do Brasil. Segundo o organizador do projeto, Antonio Apurinã, os artesanatos são elaborados por grupos de moradores da região, que retiram dezoito tipos de matérias-primas da natureza, sem degradá-la. “Os homens ficam com a missão de colher as sementes e as mulheres de produzir os artesanatos”, destaca. Segundo ele é a primeira vez que a comunidade participa de uma feira nacional. “Esse reconhecimento significa muito pra nós, até mesmo porque vamos exportar nossos produtos para outros países”, conclui


Participaram também da abertura do InspiraMais , o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, dirigentes do Sebrae Nacional, do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), entidades parceiras na realização do salão.

Veja Também


Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio