Reunião aproxima o setor automotivo do RS ao Governo do Estado
Encontro realizado nesta quarta-feira reuniu as entidades que representam a categoria e integrantes do setor público
publicidade
O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincodiv) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores do RS (Fenabrave-RS) realizaram nesta quarta-feira, uma reunião-almoço de aproximação com o Governo do Estado. O encontro foi conduzido pelo presidente do Sincodiv, Jefferson Fürstenau, que apresentou temas relevantes ao setor automotivo.
O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e do líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes.
Com uma apresentação, Fürstenau iniciou o encontro demonstrando dados significativos sobre o setor automotivo no Estado, que compreende 722 concessionárias e gera 18 mil empregos diretos, que contribui com 5% do PIB estadual e recolheu 2,5 bilhões de reais em ICMS em 2023. Ele também destacou a queda no ranking de emplacamentos de veículos novos, com o RS ocupando a sétima posição em 2023, após ter sido o quinto até 2020.
Entre as pautas de reivindicação apresentadas ao Governo, as entidades solicitam à Secretaria da Fazenda (Sefaz RS) uma resposta ao decreto nº 57.632/24, que modifica o Regulamento do ICMS., ao Detran RS o pedido é pela finalização da operação Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque.
Conforme Fürstenau, a reunião foi promovida pela necessidade de maior proximidade entre o setor automotivo e os órgãos estaduais, especialmente a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Detran. “Nós temos um afastamento muito grande da Sefaz e do Detran e precisamos dessa aproximação para pensar no crescimento do nosso Estado. A venda de veículos vem caindo e queremos recuperar esse setor importante, que representa 5% do PIB e 18 mil empregos diretos. Temos condições de entregar mais para o Estado do Rio Grande do Sul, se nos derem condições mínimas e competitividade com os demais estados”, disse o presidente.
Para Fürstenau, a presença e as respostas dos representantes do governo foram positivas. “A importância da presença deles aqui já nos engrandece. As respostas do Artur Lemos, especialmente em relação ao decreto 57.632, nos dão um impulso para trabalhar de forma positiva junto ao estado. O saldo é extremamente positivo, acima do esperado”, afirmou.
O presidente do Sincodiv RS destacou, ainda, os próximos passos, que incluem a tentativa de alterar legislações estaduais relacionadas à substância tributária, buscando maior competitividade com outros estados.
Entre as iniciativas apresentadas pelos representantes do governo, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, agendou uma reuniao, na Casa Civil, que reunirá as entidades e o Detran RS. Ele também fez o convite para que o Sincodiv e a Fenabrave participem do conselho estadual de desburocratização e da consultoria de boas práticas, iniciativas do governo que buscam ouvir as necessidades e sugestões do setor privado, para que o Governo consiga auxiliar no desenvolvimento econômico.