Reunião do Eurogrupo termina sem acordo sobre Grécia

Reunião do Eurogrupo termina sem acordo sobre Grécia

Restam cinco dias para o país pagar 1,5 bilhão de euros para o Fundo Monetário Internacional

AFP

Reunião do Eurogrupo termina sem acordo sobre Grécia

publicidade

A reunião de ministros das Finanças da zona do euro iniciada na noite dessa quarta-feira e interrompida duas vezes terminou nesta quinta-feira antes de uma cúpula dos 28 líderes da UE sem um acordo sobre as reformas e ajustes que os sócios de Atenas exigem da Grécia. "Terminou por hoje. As instituições (credoras) e a Grécia continuam trabalhando. O Eurogrupo se reunirá mais tarde, mas não hoje", escreveu no Twitter o ministro das Finanças finlandês, Alexander Stubb.

Três fontes indicaram que a próxima reunião pode ser realizada no sábado. "Agora é a cúpula" que assumiu a negociações, indicou uma fonte próxima ao tema. "Pelo que eu ouvi hoje, ainda não fizemos os progressos necessários", declarou a chanceler alemã, Angela Merkel, em sua chegada para a cúpula.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, indicou por sua vez que estava empenhado em trabalhar "até o último minuto", enquanto o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, expressou sua "confiança" no fato de que a Grécia e os seus credores chegarão a um acordo.

As discussões para chegar a um acordo que desbloqueie mais de 7 bilhões de euros em empréstimos a Atenas tropeçam principalmente na questão da reforma previdenciária e no aumento do IVA na Grécia. "Vamos continuar a procurar uma solução", tuítou o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.

Restam cinco dias para a Grécia pagar 1,5 bilhão de euros para o Fundo Monetário Internacional, e sem o pagamento deste montante os receios de um default do país aumentam. O FMI indicou nesta quinta-feira esperar que o pagamento seja feito em 30 de junho, como prometido pelos gregos.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895