Roupas seguem na liderança entre presentes para o Natal no RS, diz pesquisa CDL

Roupas seguem na liderança entre presentes para o Natal no RS, diz pesquisa CDL

Levantamento apontou que 68% dos entrevistados irão presentar amigos e familiares com alguma peça

Correio do Povo

Preferência por vestuário chega a 68%

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As roupas, a exemplo de anos anteriores, seguem como presentes preferidos no Natal, indicou estudo encomendado pela CDL Porto Alegre à Vitamina Pesquisa. Em um universo de 300 entrevistados, 68% revelaram que irão presentear amigos e familiares com alguma peça de vestuário. O número sobe para 82% quando consideradas só respostas dos 100 participantes com mais de 60 anos.

Neste ano, no entanto, conforme o levantamento, outros itens ganham espaço na hora de o consumidor escolher o presente. É o caso, por exemplo, de bijuterias, jogos, utensílios de cozinha e viagens ou passeios.

Novidade nos números da CDL Porto Alegre referentes ao Natal de 2018, o recorte específico sobre o comportamento do consumidor com mais de 60 anos mostrou que esse público está disposto a comprar, em média, sete presentes, investindo R$ 166,80 em cada um deles, enquanto o público geral pretende adquirir seis produtos com tíquete médio de R$ 139,15.

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Consumidores com mais de 60 anos, segundo o estudo, pagam as compras por meio de parcelamento no cartão de crédito (35%) ou à vista no débito (34%). Na escolha dos presentes, a maioria destinados a filhos e netos, levam em conta o preço.

Além disso, ao contrário do público geral, para quem tem mais de 60 anos, atendimento e facilidade de acesso também influenciam nas compras. E é por isso que 60% dos entrevistados preferem adquirir presentes em shoppings ou centros comerciais.

Outro aspecto é o volume de compras pela Internet. No universo do total de entrevistados, 13% afirmam adquirir presentes por meio de sites. Dentre o público com mais de 60 anos esse número cai a 8%.

Conforme o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus, os números refletem um clima de confiança. “A expectativa para 2019 é aumento mais rápido da massa salarial, decorrente de novos investimentos da iniciativa privada no país e da concessão de crédito, fatores determinantes para o avanço do varejo neste novo cenário”, destacou Debus.

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