RS publica edital sobre concessão do Jardim Botânico de Porto Alegre

RS publica edital sobre concessão do Jardim Botânico de Porto Alegre

Leilão será realizado em 8 de dezembro, no Palácio Piratini

Correio do Povo

Jardim Botânico será incorporado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

publicidade

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de concessão do Jardim Botânico de Porto Alegre, aprovado por unanimidade pelo Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas no fim de setembro. O leilão será realizado em 8 de dezembro, no Palácio Piratini.

A concorrência pública internacional prevê investimentos de R$ 27,3 milhões para requalificação, modernização, operação e manutenção da infraestrutura do Jardim Botânico. Durante o período de consulta pública do processo, foram recebidas 36 contribuições, das quais seis foram acolhidas total ou parcialmente. Também foram realizadas duas audiências públicas e reuniões com empresas interessadas na concessão.

O Jardim Botânico de Porto Alegre, localizado no bairro de mesmo nome, tem 36 hectares. Conta com estrutura de laboratórios, gabinetes, salas de exposições e coleções científicas, formando um acervo diversificado de exemplares de animais, plantas e fósseis que representam a biodiversidade nacional e internacional, com ênfase no Rio Grande do Sul. É considerado um dos cinco maiores jardins botânicos brasileiros e tem classificação A, conforme a Resolução Conama 339/03.

Três pilares

A modelagem da concessão do parque foi elaborada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio do consórcio Araucárias e do Instituto Semeia, sob coordenação da Secretaria de Parcerias (Separ), Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O modelo de concessão, conforme o governo estadual, é diferente de privatização, pois não há a transferência de propriedade do ativo. O projeto de concessão prevê três pilares ligados à preservação ambiental, fomento ao turismo sustentável e a geração de renda e desenvolvimento regional. A Sema vai continuar sendo responsável pela pesquisa científica e manutenção das coleções da flora nativa, jardim de plantas medicinais, bem como da área de produção de mudas.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895