RS sobe uma posição no ranking e é o quinto Estado mais competitivo do país

RS sobe uma posição no ranking e é o quinto Estado mais competitivo do país

Levantamento do Centro de Liderança Pública foi divulgado nesta quarta-feira

Correio do Povo

publicidade

O Rio Grande do Sul é o quinto estado mais competitivo do país, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados. É a melhor colocação desde 2018. Os quatro primeiros colocados foram os mesmos de 2022: São Paulo (1º), Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Distrito Federal (4º)

O resultado mostra o avanço do Estado pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, o RS ocupava a nona posição e, no ano passado, a sexta. 

"As reformas promovidas pelo governo tiveram grande impacto sobre os resultados obtidos, e os efeitos positivos aparecem em quase todas as áreas”, avalia a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. 

Os dados da pesquisa são do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a startup Seall e foram apresentados nesta quarta-feira (23). O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado pelo CLP há 12 anos. As 27 unidades federativas são avaliadas a partir de 99 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos. 

Os três principais eixos e objetivos da pesquisa são a avaliação das gestões com foco na população, atração de investimentos e planejamento e execução de políticas públicas. “O ranking ressalta os pontos negativos e positivos dos Estados. Com isso, é possível conhecer o caminho para traçar políticas públicas mais assertivas”, salientou o gerente de competitividade do CLP, Lucas Cepeda.

Primeiro em eficiência, último em solidez fiscal

Dos 10 pilares avaliados, o RS obteve mais colocações na parte de cima do que na parte de baixo do ranking. O Estado é o primeiro colocado na “eficiência da máquina pública” e o segundo em “inovação”. No pilar “solidez fiscal”, o Rio Grande do Sul ocupa a última posição. “Potencial de mercado” é outro mau resultado, com a 20ª colocação.

Um dos destaques é o item “capital humano”. O RS saltou 18 posições, chegando à sétima posição. 

Posição do RS em cada um dos pilares do ranking:

Eficiência da máquina pública:  1º
Inovação:  2º 
Sustentabilidade social:  4º
Segurança pública:  5º
Educação:  6º
Capital humano:  7º
Sustentabilidade ambiental:  9º
Infraestrutura: 16º
Potencial de mercado:  20º 
Solidez fiscal:  27º


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895