RS tem a sexta maior queda na produção industrial em outubro, diz IBGE

RS tem a sexta maior queda na produção industrial em outubro, diz IBGE

No acumulado, taxa do Estado ficou em 5,6%

Correio do Povo

Produção industrial de apenas cinco locais dos 15 pesquisados no país apresentaram resultados positivos

publicidade

A produção industrial de apenas cinco locais dos 15 pesquisados no país apresentaram resultados positivos de setembro para outubro de 2018, na série com ajuste sazonal. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na contramão disso estão nove regiões e entre elas aparece o Rio Grande do Sul, que apresentou a sexta maior queda no índice: - 2,1%. No acumulado, de janeiro até outubro, a taxa para o setor da indústria em solo gaúcho foi de 5,6%. 

O líder na queda da produção industrial entre os meses de setembro e outubro foi Pernambuco com redução de 10,1%. Mato Grosso (-2,7%), Ceará (-2,6%), Paraná (-2,5%), Pará (-2,5%), Rio Grande do Sul (-2,1%), Região Nordeste (-1,9%), Goiás (-1,0%) e Rio de Janeiro (-0,8%) aparecem na sequência. São Paulo (0,0%), parque industrial mais diversificado do país, mostrou variação nula.   

De acordo com o IBGE, os cinco locais que apresentaram taxas positivas foram o Amazonas (12,4%) e Santa Catarina (4,4%). Espírito Santo (1,9%), Bahia (1,1%) e Minas Gerais (1,1%) completaram o conjunto de locais com resultados positivos no mês.

Comparação com 2017

Na comparação com outubro de 2017, a indústria mostrou expansão de 1,1% em outubro de 2018, com 11 dos 15 locais pesquisados apontando taxas positivas. Vale citar que outubro de 2018 (22 dias) teve um dia útil a mais do que igual mês do ano anterior (21).

Nesse mês, Rio Grande do Sul (14,8%) e Pará (12,9%) tiveram os avanços mais acentuados, impulsionados, em grande parte, pelo crescimento observado nos setores de veículos automotores, reboques e carrocerias, celulose, papel e produtos de papel e produtos de metal no primeiro local; e de indústrias extrativas, no segundo.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895