RS tem terceira maior queda na produção industrial em agosto, aponta IBGE
Índice apresenta recuo de -3,0% no território gaúcho no mês
publicidade
O Rio Grande do Sul teve a terceira maior queda (-3,0%) na produção industrial em agosto entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE. Conforme os dados divulgados pelo Instituto hoje, o estado gaúcho também tem índice pior em relação à média nacional, pois a indústria brasileira de forma geral fechou o mês com variação positiva de 0,1%.
Em agosto, o RS só não não teve queda mais acentuada na produção industrial do que o Paraná e o Pará, ambos com recuo de -3,5%. No sentido contrário, Ceará (2,7%) e Minas Gerais (1,8%) tiveram os avanços mais significativos.
No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a indústria do RS tem queda de -0,6% (contra elevação de 3,0% na média nacional). Já no acumulado dos últimos 12 meses, o recuo industrial no território gaúcho é de -2,0% (contra subida de 2,4% no Brasil). Vale salientar que o Rio Grande do Sul sofreu a sua pior tragédia climática da história este ano.
Acumulado do ano em outras regiões
No acumulado no ano de 2024, a alta de 3,0% da indústria nacional foi acompanhada por resultados positivos em 16 dos 18 locais pesquisados. Rio Grande do Norte (13,7%) registrou o avanço mais acentuado, de dois dígitos.
Ceará (8,9%), Santa Catarina (6,4%), Pará (4,5%), Goiás (4,5%), Mato Grosso do Sul (4,2%), São Paulo (4,0%), Maranhão (3,6%), Rio de Janeiro (3,5%) e Paraná (3,2%) também apontaram taxas positivas mais intensas do que a média nacional (3,0%).