RS tem uma das três maiores safras de uva dos últimos 50 anos

RS tem uma das três maiores safras de uva dos últimos 50 anos

Prejuízos com o clima impossibilitam recorde como o do ano passado, com 707 milhões de quilos

Rádio Guaíba

publicidade

A safra de uva do Rio Grande do Sul em 2012  deve somar cerca de 700 milhões de quilos e ficar entre as três maiores das últimas cinco décadas. Essa é a projeção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), divulgada nesta quinta-feira. “Sofremos perdas em consequência do granizo que atingiu os parreirais no Estado, responsável por cerca de 90% da elaboração brasileira de vinhos e 55% da produção de uvas, mas, por outro lado, ocorreu um aumento na área cultivada que vai compensar estes prejuízos”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalla Molle. No ano passado, o RS colheu a maior safra da história, com 707,2 milhões de quilos.

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), segmento Uva e Vinho, Celito Guerra, explica que o cultivo de uvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 2012 foi beneficiado pelo fenômeno La Niña – cuja ocorrência registra anuidade intercalada. “Tivemos uma temporada de muito sol, baixa umidade e precipitação, com temperaturas quentes durante o dia e amenas à noite", lembrou

.O especialista deixou claro que o clima seco, porém, só é bem aproveitado se forem adotados cuidados na produção. É necessária a implantação de vinhedos em locais mais propícios para a exposição solar e solo favorável.


Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895