RS teve ganho real em 97,2% dos reajustes salariais em 2012, aponta Dieese

RS teve ganho real em 97,2% dos reajustes salariais em 2012, aponta Dieese

Totalidade das negociações coletivas no primeiro semestre ficou acima da inflação

Mauren Xavier / Correio do Povo

publicidade

Todas as negociações coletivas realizadas no primeiro semestre deste ano no Rio Grande do Sul ficaram acima da inflação, segundo o levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta quinta-feira. Além disso, 97,2% registram ganho real e 2,8% igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O índice é o mesmo registrado no mesmo período de 2011. A grande diferença, aponta a economista do Dieese Ecleia Conforto, é o percentual de ganho, que aumentou.

Em 2011, 30,6% das negociações tiveram ganho real entre 2,01% e 3%. Neste ano, o percentual passou para 44,4%, crescimento de quase 15 pontos percentuais. Na faixa mais alta, em que é considerada a inflação (INPC) e reajuste superior a 3%, o percentual de categorias beneficiadas também aumentou, passando de 2,8%, em 2011, para 5,6%, neste ano.

Para a economista, esse desempenho é o melhor resultado desde 2008. Ela associa o resultado a alguns fatores, como indicador de crescimento da economia e falta de mão de obra em algumas categorias, o que faz com que seja necessário aumentar o valor dos salários para mantê-los.

Na divisão entre os setores econômicos, a indústria e o comércio tiveram 100% das suas categorias com crescimento maior que o INPC. Apenas o de serviços teve valor igual. Em relação ao cenário nacional, no primeiro semestre 97% das categorias conseguiram aumento real. Além disso, o valor médio do aumento foi de 2,23%, já no Rio Grande do Sul o resultado foi um pouco inferior, ficando em 1,97%.

Sobre as expectativas para o segundo semestre, a economista acredita que haja um comportamento mais positivo do que na primeira parte do ano. Isso será influenciado pela melhor conjuntura econômica, com a baixa da taxa de desemprego, expansão das vagas, crescimento dos rendimentos (em parte pelo 13º salário) e inflação estável.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895