Entre as cidades gaúchas com mais de 30 mil habitantes que registraram os melhores saldos entre contratações e demissões em dezembro, os destaques estão no Litoral Norte, mais precisamente em Capão da Canoa, Tramandaí e Torres, nessa ordem. Na outra ponta da lista, as cidades que tiveram resultados negativos foram Caxias do Sul, Porto Alegre e Rio Grande.
Resultado nacional foi o pior em dez anos
O Brasil, por sua vez, criou 1.117.171 empregos com carteira assinada em 2013, o segundo pior desempenho no período, segundo o Ministério do Trabalho. O resultado só foi melhor que o verificado em 2003, quando foram geradas 821.704 vagas no mercado de trabalho.
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, contudo, espera um desempenho melhor neste ano. Segundo ele, a estimativa é de que o Brasil gere entre 1,4 milhão e 1,5 milhão de empregos em 2014. "Se fizermos análise dos últimos 3 meses, vemos que há indicativo de aquecimento do emprego", afirmou.