Salton está buscando a sustentabilidade total

Salton está buscando a sustentabilidade total

Vinícola fecha parceria com a Universidade de Caxias do Sul para revisar todos os seus processos

Correio do Povo

publicidade

Um amplo estudo com três frentes de trabalho em paralelo e duração de um ano deve colocar a Salton em um patamar inédito para a vitivinicultura nacional: a centenária vinícola de Bento Gonçalves pretende se tornar a primeira empresa do setor a ser carbono neutra em toda a sua cadeia produtiva, até 2030. O projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) faz parte do novo Núcleo de Inovação Pesquisa & Desenvolvimento criado na empresa.

Uma das três frentes do trabalho com a UCS é voltada para a criação de um inventário de emissão de gases de efeito estufa que deverá, no prazo de 5 meses, identificar qual o impacto ambiental de nossos produtos nesse quesito, mapeando as melhores práticas, propondo ações mitigatórias, preparando a empresa para reduzir novas emissões e, eventualmente, compensar as que não podem ser evitadas, seja por meio de compra de créditos de carbono ou reservas ambientais.

Um segundo escopo da pesquisa, com duração prevista de 12 meses, avalia o ciclo de vida completo do processo produtivo. Do uso dos recursos naturais à produção de resíduos, a Salton avaliará os impactos ambientais de sua atividade e como atingir a melhor eficiência possível respeitando-se os novos parâmetros estabelecidos. Já a terceira frente do trabalho com a UCS, que deve ocupar um semestre de 2021, busca avaliar a viabilidade técnica e ambiental da gaseificação e/ou combustão de resíduos, tendo em vista não só a diminuição de volume desse material, como seu possível reaproveitamento como fonte de energia e insumos, promovendo a economia circular.

“Do insumo que nosso viticultor usa até a logística reversa das garrafas que utilizamos, queremos ter a ciência e o monitoramento de todo o processo. O futuro claramente aponta para essa necessidade e precisamos nos antecipar. É responsabilidade de todos zelar pela prosperidade dos recursos naturais e pelo desenvolvimento sustentável das futuras gerações. O nosso compromisso como empresa transcende a esfera produtiva-econômica”, diz Maurício Salton, diretor-presidente.

Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento 

O estudo em parceria com a UCS é parte do escopo do Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da Salton, criado em 2020 para unificar todos os projetos que ocorrem em paralelo dentro da empresa envolvendo as áreas de viticultura, enologia, produção e distribuição. Também fazem parte do Núcleo o Projeto Terroir, iniciado em 2014, e o Projeto Campanha, criado em 2016 e que inclui uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Enquanto o primeiro integrou e aproximou cerca de 40 famílias de viticultores do Rio Grande do Sul parceiras da Salton em torno de um programa avançado de boas práticas vitícolas, o que permitiu o desenvolvimento qualitativo da matéria-prima e o aprimoramento técnico dos produtos elaborados, o segundo busca, na Campanha Gaúcha, aprofundar o conhecimento técnico e do potencial vitícola da região, realizando análises avançadas de solo, compreendendo suas características físico-químicas, sua interação com a videira e as intervenções ideais para um vinhedo eficiente, produtivo e sustentável.



 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895