"Se precisar fechar, fecha", diz secretário de Guedes sobre eventual saída da GM do Brasil

"Se precisar fechar, fecha", diz secretário de Guedes sobre eventual saída da GM do Brasil

De acordo com a Folha de São Paulo, frase foi dita ao vice-presidente de Relações Governamentais no país

Correio do Povo

Empresa opera em Gravataí há 19 anos

publicidade

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, reforçou posição do Planalto em ceder a investidas da General Motors (GM) em renegociar investimentos no Brasil com governo e em obter incentivos federais. A empresa, que tem uma fábrica na cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, recentemente informou que vive "momento muito crítico" no país. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Costa se encontrou com o vice-presidente de Relações Governamentais da GM no Brasil, Marcos Munhoz, que afirmou que a companhia corria riscos de encerrar atividades em território Nacional. Ele, então, respondeu: "se precisar fechar, fecha".

Na reunião, que ocorreu no dia 4 de janeiro, Munhoz relatou que a direção da montadora norte-americana considerava as fábricas de São Caetano do Sul e de São José dos Campos, ambas em São Paulo, inviáveis devido aos altos custos. Ele também enfatizou que a participação nos lucros e resultados chega a R$ 20 mil por funcionário em SP, enquanto fica na casa dos R$ 7 mil em Gravataí. Desde dezembro de 2017, o complexo automotivo gaúcho passou a operar em jornada de três turnos de trabalho, ou 24 horas por dia. No último dia 20 de jullho, comemorou 18 anos de presença no Estado.

No começo desta semana, executivos da GM no Brasil disseram a sindicalistas que a empresa pretende negociar com o governo, fornecedores e os próprios sindicatos para realizar novos investimentos no Brasil. O presidente da GM para o Mercosul, Carlos Zarlenga, já havia distribuído aos funcionários comunicado alertando para que situação crítica pela qual a empresa passa. Ele informou houve prejuízo significativo no país nos últimos três anos, resultado que "não pode se repetir". "Não vamos continuar investindo para perder dinheiro", afirmou.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895